Fabrícia da Silva Velazquez*
Na Educação a distância, o material didático tem um papel fundamental para a construção do conhecimento, além de ser comum que, por seu intermédio, a maioria dos alunos estabeleça os primeiros contatos com o curso. A diferença qualitativa presente no material didático está diretamente ligada aos recursos ou meios em que este é disponibilizado, ou seja: precisa estar estruturado sobre uma proposta pedagógica que compreenda a atividade educativa não sobre o ato de ensinar, mas sobre o ato de aprender.
Para viabilizar essa meta, há necessidade de substituir o modelo tradicional de EAD, caracterizado pelo predomínio da informação sobre a formação, por um outro paradigma, centrado na ação educativa flexível, aberta e interativa, a partir do qual o aluno percorra o processo de aprendizagem dentro de seu ritmo individual, de forma autônoma.
Assim, dentro de um sistema ideal de metodologia, buscou-se verificar quais recursos estruturados fazem com que o aluno aprenda com maior ou menor dificuldade, estabelecendo, dessa forma, um conjunto de elementos que precisam ser priorizados na elaboração e na utilização do material didático. O primeiro recurso foi, portanto, a confecção de uma tabela que contemplasse esses elementos.
No avanço para a pesquisa de campo, a partir de tais levantamentos teóricos, o grupo obteve um conjunto de perguntas que vieram a compor o segundo recurso: um questionário elaborado a partir de duas perspectivas ou dois tipos de estrutura. Na primeira delas, as perguntas fechadas, foi aplicada uma escala de avaliação com valores de 1 a 4, além da opção "não-avaliado". Quanto às perguntas abertas, preferiu-se reservar espaços livres específicos, nos quais o estudante poderia registrar os pontos positivos, negativos e outros comentários.
Na construção dos instrumentos para coleta de dados do terceiro momento - a entrevista - foi verificada a necessidade de montagem de roteiro no sentido de orientar os entrevistadores no encontro com os alunos. Tal instrução constava de quatro partes, contemplando indicadores tais como identificação do entrevistado, interesses em cursos a distância e, principalmente, considerações dele sobre o material didático apresentado: impresso e on-line.
Vinculado à proposta do presente resumo, o objetivo é mostrar os primeiros resultados a partir dos recursos aplicados diretamente aos alunos: os questionários e as entrevistas. Dessa forma, após a aplicação dos questionários, foi realizado o levantamento de dados, no qual foram contabilizados o subtotal de perguntas fechadas, o subtotal de perguntas abertas respondidas integralmente e parcialmente, bem como a quantidade de questionários sem resposta. Com as amostras, o grupo se reuniu para classificar, em palavras-chave, a avaliação da aplicação dos questionários, arrumando-as conforme a mesma tabela utilizada no momento inicial da pesquisa.
Após concluir esta etapa, foi observado que em grande parte da amostragem os alunos não conseguiram desvincular o material didático do ambiente virtual. Problemas inclusive relacionados à dificuldade de acesso e falta de habilidade na utilização de algumas ferramentas foram apontados. Seguiu-se, posteriormente, a etapa de entrevistas, cujos resultados confirmaram os dados obtidos com o questionário, de forma qualitativa. Apresentações de problemas como interação e ferramenta continuaram a ser freqüentes, mas novamente não eram marcados como afetação e interferência no uso do material didático. A avaliação dos alunos foi, portanto, satisfatória em relação à forma como o esse material na EAD vem sendo elaborado e utilizado por eles e norteado pelos tutores.
O que se espera desse estudo é que, por meio da verificação da estrutura e da utilização dos dados apresentados pelos entrevistados em cursos já existentes, consiga-se chegar a um modelo que atenda, dentro da realidade da educação, às características específicas que auxiliem o aluno a explorar ao máximo as ferramentas de interação via web.
*Fabrícia da Silva Vellasquez (fabriciavellasquez@yahoo.com.br)
Artigos disponíveis: http://www.seednet.mec.gov.br
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