quinta-feira, 31 de maio de 2007

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - PERSPECTIVA HISTÓRIA

EAD no Brasil

Abaixo, segue-se um apanhado da EAD no Brasil, destacando vários projetos, que contribuíram para a disseminação da Educação a Distância.

Em 1904: escolas internacionais que eram instituições privadas que ofereciam cursos pagos, por correspondência;
Em 1934: Edgard Roquete-Pinto instalou a Rádio-Escola Municipal no Rio; alunos tinham acesso prévio a folhetos e esquemas de aulas. Utilizava também correspondência para contato com alunos;
Em 1939: surge o Instituto Universal Brasileiro, em São Paulo;
Em 1941: 1ª Universidade do Ar; durou 2 anos;
Em 1947: Nova Universidade do Ar, patrocinada pelo SENAC, SESC e Emissoras Associadas;
Em 1961/65: Movimento de Educação de Base (MEB) - Igreja Católica e Governo Federal, utilizava um sistema radioeducativo: educação, conscientização, politização, educação sindicalista, ...
Em 1970: Projeto Minerva - convênio entre Fundação Padre Landell de Moura e Fundação Padre Anchieta para produção de textos e programas;
Em 1972, o Governo Federal enviou à Inglaterra um grupo de educadores tendo à frente o conselheiro Newton Sucupira: o relatório final marcou uma posição reacionária às mudanças no sistema educacional brasileiro, colocando um grande obstáculo à implantação da Universidade Aberta e a Distância no Brasil;
Na década de 70: Fundação Roberto Marinho - programa de educação supletiva a distância, para 1º e 2º graus;
Em 1992, foi criada a Universidade Aberta de Brasília (Lei 403/92), podendo atingir três campos distintos:
Ampliação do conhecimento cultural: organização de cursos específicos de acesso a todos;
Educação continuada: reciclagem profissional às diversas categorias de trabalhadores e àqueles que já passaram pela universidade;
Ensino superior: englobando tanto a graduação como a pós-graduação.
UFSC: Educação a Distância Mediada por Computador (EDMC) - a partir de 1996, implantou um programa de pós-graduação em Engenharia de Produção (mestrado e doutorado) envolvendo uma rede estadual de oito universidades oficiais e privadas, além de diversas empresas de porte tecnológico significativo.
Mestrado Tecnológico em Logística para a Petrobrás: iniciado em 28/07/97, com duração de 2 anos, com 22 alunos (localizados no Rio, Macaé, Salvador, Belém e Natal), ministrado através do Laboratório de Ensino a Distância, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da UFSC. Utiliza videoconferência, Internet, mídias tradicionais.
Faculdade Carioca: programa de graduação que está sendo implantado com base no Lotus Notes, envolvendo cerca de mil alunos em inúmeras disciplinas das áreas de Informática, Administração, Economia, Ciências Contábeis, Comunicação Social, Desenho Industrial, Matemática e Letras
Escola do Futuro da Universidade de São Paulo (USP): programa mantido pela Escola de Comunicações e Arte da USP (ECA-USP) que oferece gratuitamente uma série de cursos via BBS tais como Astronomia, Tratamento de Imagens e Atualização de Professores de 1º e 2º graus.
Universidade Federal Paulista (antiga Escola Paulista de Medicina): seu Centro de Informática na Saúde (CIS-EPM) disponibiliza na Internet, além de outros serviços, programas de educação em Biologia Molecular e Engenharia Genética.
Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS): que mantém uma opção de EDMC nas disciplinas de seu Mestrado em Informática voltado para a área gerencial de sistemas de informação.

Alguns problemas observados com a EAD no Brasil

Organização de projetos-piloto sem a adequada preparação de seu seguimento;
Falta de critérios de avaliação dos programas projetos;
Inexistência de uma memória sistematizada dos programas desenvolvidos e das avaliações realizadas (quando essas existiram);
Descontinuidade dos programas sem qualquer prestação de contas à sociedade e mesmos aos governos e às entidades financiadoras;
Inexistência de estruturas institucionalizadas para a gerência dos projetos e a prestação de contas de seus objetivos;
Programas pouco vinculados às necessidades reais do país e organizados sem qualquer vinculação exata com programas de governo;
Permanência de uma visão administrativa e política que desconhece os potenciais e as exigências da educação a distância, fazendo com que essa área sempre seja administrada por pessoal sem a necessária qualificação técnica e profissional;
Pouca divulgação dos projetos, inexistência de canais de interferência social nos mesmos;
Organização de projetos-piloto somente com finalidade de testagem de metodologias.

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